sábado, 21 de junho de 2008

Os Milagres de Santo Amaro

Festejado Padroeiro da Baixada de Campos dos Goytacazes

Orávio de Campos


RESUMO - Santo Amaro da Baixada Campista é a mais importante e mística entidade espiritual da região canavieira e pastoril do município de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro. E pelos milagres consagrados, guarda importante acervo de ex-votos, embora esta característica seja visível nos estados nordestinos, apesar de sua provável universalidade - segundo assinala o pesquisador Severino Alves de Lucena Filho, da Federal da Paraíba.
Anualmente, em 15 de janeiro, milhares de romeiros comparecem à festa do padroeiro, no distrito com o seu nome, situado a 40 quilômetros da cidade, de onde, a maioria, à guisa de pagar suas promessas, cobre o percurso a pé mas visando chegar antes do levantamento do mastro da bandeira e do encerramento das novenas.
As festas duram cinco dias e, durante este tempo, além das atividades religiosas, a parte profana revela a participação, cada vez mais ativa, da indústria dos milagres. São pessoas vendendo velas, fitas, imagens, reproduções em cera do corpo humano, fotografias com lembranças do santo. Muitos ex-votos são colocados na famosa “Sala dos milagres”, não faltando a encenação da cavalhada - eterna luta entre mouros e cristãos, costume trazido pelos primeiros lusitanos.

Palavras chaves: Folkmídia, Comunicação Oral, Cultura Popular

Veja link em anexo

Nenhum comentário: